Categorias e Distâncias de Racha:
- 2 Alto Falantes – 4 Metros
- 4 Alto Falantes – 5 Metros
- 6 Alto Falantes – 6 Metros
- 8 Alto Falantes – 8 Metros
- 12 Alto Falantes – 10 Metros
- 16 Alto Falantes – 12 Metros
- Livre – 16 Metros
Exemplo de confronto:
CONFRONTO DISTÂNCIA
2 x 2 Alto Falantes 4 Metros
2 x 4 Alto Falantes 5 Metros
6 x 8 Alto Falantes 6 Metros
4 x 8 Alto Falantes 8 Metros
8 x 8 Alto Falantes 8 Metros
8 x 12 Alto Falantes 10 Metros
-
Tempo de Racha e Quantidade de Round:
- São 3 Músicas (pode repetir a mesma música).
- Cada Round toca de 10 a 15 segundos um primeiro e de 10 a 15 segundos o outro adversário. Após, os dois tocam juntos por 20 a 30 segundos para o juiz determinar o ganhador do Round, sendo melhor de 3 Rounds. Quem ganhar 2 Rounds é campeão do Racha.
- Cada Round o competidor tem direito a 2 minutos cronometrados para trocar de música ou acertar o som para o próximo Round. Passando os 2 minutos, o competidor ganha mais 20 segundos. Passando esse tempo, o Round é vitória do adversário.
Confronto de Categoria Diferente:
Exemplo: 2 x 4 será 4 metros ou 8 x 16 será 8 metros. Sempre será julgado pela distância referente à categoria menor.
Baterias Livres:
Se for carretinha, as baterias têm que estar na carreta e não podem ser ligadas com outra bancada. Essa regra também vale para carro de passeio e pickup.
Arena:
Permitido dentro da arena com o juiz somente o competidor e auxiliar (lojista ou amigo que auxilia no som do competidor).
Julgamento do Juiz:
Julgamento é o grave que se destaca mais (grave sensação ou grave ataque ou pancadão).
Drivers e Cornetas:
Apenas complemento para o conjunto, pois o fator de julgamento é o grave. OBS: Não adianta corneta aberta sobressair o grave que não é fator de julgamento. O juiz pode pedir para diminuir ou desligar as cornetas caso estejam atrapalhando o julgamento. Caso o competidor não obedeça, ele será desclassificado.
Observações Gerais:
- Caso você vá ao racha e não haja ninguém, até o término do campeonato você ganha por W.O. e recebe os pontos do 1° colocado, ou seja, 6 pontos. Para isso, é necessário pagar a taxa de inscrição mesmo assim para ganhar os pontos para ranquear.
- Proibido montar som na arena, apenas casos de som basculante.
- Não será permitido nenhum tipo de suporte para colocação do som.
- Para dar play e pause, é necessário estar com rack ou com controle (sem ninguém ficar perto do som para controlar volume e pause na hora do racha).
Especificações de Categoria:
Tem que ter a quantidade certa de alto falantes podendo tirar alto falantes para tocar em categoria menor ou tampa com madeira os falantes.
Perda de Round:
- Desarme do som.
- Música parar.
- Dar pause antes do juiz determinar o campeão do Round.
- Ofender o juiz.
- Não respeitar o adversário.
- Ofensa.
Obs: Caso haja queima de alto falante e o mesmo continue tocando, é válido.
Sistema de Ranking Racha USC:
- 1° Lugar – 6 Pontos
- 2° Lugar – 5 Pontos
- 3° Lugar – 4 Pontos
- 4° Lugar – 3 Pontos
- 5° Lugar – 2 Pontos
- 6° Lugar – 1 Ponto
- 7° Lugar em Diante – 1 Ponto
Obs: Cada etapa sai o campeão da etapa, mas para ser considerado campeão geral, é necessário se classificar para a final da sua categoria entre os melhores pontuados. Os 4 melhores de cada categoria estarão na etapa final. Se houver 3 competidores na mesma categoria, será sorteado na hora com o juiz para saber quem enfrenta quem na arena.